Anexo IIIA – Gems, Jewelcrafting e Enchanting

24 de Julho de 2009 at 17:45 (A Jornada do Grande Urso - Na Crusada do Conhecimento)

Uma grande parte do jogo final resume-se a pequenos ajustamentos, ou “tweaks”, k o player faz a sua char de modo a poder aproveitar o máximo dos máximos k os seus equips podem oferecer.

Um destes métodos é a incorporação de gems em equips k aceitem sockets. As gems podem vir de 3 formas: de Vendors, de Crafting e de Heroic Bosses:
As gems de vendors tendem a ser as primeiras que um player pode ter, pelo menos em guilds pouco desenvolvidas. Existem 2 vendors notáveis, k são os presentes nos Scryers/Aldor e o gem vendor do Consortium, em Stormspire, Netherstorm. É a partir deste ultimo k se arranjam as melhores (em relação aos vendors). Ainda há Meta Gems (k irei explicar depois) k podem ser vendidas por Soul Shards, no caso da Horde, em Stonebreaker Hold, em Terrokar Forest.
As gems de crafting tendem a ser as melhores, mas também são as mais caras, devido ao elevado custo e raridade dos materiais dos quis são feitos as melhores gems. As Meta Gems de crafting apenas podem ser feitas consoante o fornecimento de Diamonds a partir de Alchemists (devido ao Cooldown de transmutation, 1 gem demora 20 hrs a ser feita de novo). Os Enchanters podem fazer Prismatic Spheres, k são gems k dão + Spell Resistence, no entanto, costumam ser pouco usadas (devido aos elevados custos).
Gems de Heroic Bosses são mais viradas para o PvP, devido ao bonus em Resilience e em Spell Penetration k a maioria oferece. São todas bicolores (tambem explicarei abaixo).

Cada gem subdivide-se em três cores: Red, Yellow e Blue. Cada cor tem os seus próprios atributos ligados a ela, ou seja, para simplificar (de uma maneira muito básica), Red corresponde a bonus de Damage, Yellow bonus de Crit e Spells e Blue bonus de Mana Restoration e Stamina.
Existem gems bicolores, ou seja que, ao combinarem 2 tipos de cores, combinam os 2 bonus das cores respectivas. Ou seja, uma Orange (Red e Yellow) pode combinar Strenght e Critical Strike.
Tambem existem gems tricolores, mas que podem ser apenas feitas por Enchanters. O seu unico bonus tem a ver com Spell Resistence.
Finalmente, mas não ultimo, tambem existem Meta Gems. Ao contrário das gems coloridas, que podem ser encaixadas em qualquer socket, excepto a Meta Socket (exemplificando, pode-se encaixar uma Yellow Gem numa Red Socket, mas irei explicar isto depois), a Meta Gem apenas pode ser encaixada numa Meta Slot, que, por enquanto, apenas existem em alguns Heads. Elas tem bonus especiais, que não se aplicam a nenhum dos casos das gems coloridas.

Os equips que tem sockets indicam a cor da gem que “deveria” ser posta lá. Imaginem a Thunderheart Bracers, que tem 1 Blue Socket. Se encaixar uma Blue Gem, ou uma bicolor que tenha Blue (Green e Violet), ou uma tricolor, pode-se activar o bonus que resulta de encaixar as gems correctamente. No entanto, se não vos interessar o bonus (o que pode acontecer em alguns casos) podem encaixar uma Red Gem, perdendo assim o bonus que ganhariam de encaixar as cores correctamente.

As Meta Gems apenas cabem em Meta Slots e algumas requerem o cumprimento de determinados requisitos de modo a activar o bonus delas. Exemplificando, a Enigmatic Skyfire Diamond necessita de mais gems Red do que Yellow. Para este efeito, as bicolores contam como 2 cores e as tricolores como todas.

Acabo aqui as questões técnicas e passo então para a escolha das gems.
As gems devem ser escolhidas de acordo com as preferências do jogador e com o que faz no jogo. Eu, com o meu set de tank, benefecio sempre o Stamina. Com o meu set de PvP, benefecio a Strenght ou a Agility. Pode conver fazer uma pesquisa de modo a determinar o uso de gems unicolores ou bicolores porque, em geral, os bonus de unicolores são superiores aos correspondentes bicolores (uma unicolor de Strenght vai ter + Strenght do que uma bicolor, mas esta vai ter outro bonus associado). Tambem convem saber se vale a pena ter o bonus que resulta de encaixar as cores correctamente. Com os meus equips de tank, recebo muito dodge, proveniente de encaixar bem as cores.

Jewelcrafting é uma boa profissão para uma guild, não só para um player. Jewelcratfers são sempre valorizados em guilds avançadas, por casa das gems que podem fazer. Jewelcrafting tem-se de combinar com Mining, ou com uma char que a tenha, senão os custos de comprar na AH serão astronómicos. Jewelcrafters são tambem os que tem de farmar mais reputação, devido ás inumeras recepies que se arranjam a partir de rep com facções dificeis de a obter.
Jewelcrafting com Leatherworking pode ser uma muito boa combinação, porque assim o druid tem multiplos beneficios. No entanto, a “alternative character” teria de ter o mining e o skinning avançado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: