Como o Wolfram|Alpha salva vidas

18 de Janeiro de 2010 at 21:20 (Bloco de Notas)

Em 1º lugar, estou mesmo à espera de fazer uma lista enorme de posts (planeei 3 para hoje), de modo a compensar uma certa falta de posts de “qualidade” desde o meio do meu 1º semestre. Também vou actualizar os meus links, para reflectir umas novas mudanças nos sites da ppl conhecida.

Em 2º lugar, estive a pensar em personalizar a interface que está presente neste site. Isto porque, fim de contas, é uma interface que achei na biblioteca predefinida do WordPress e como na altura da criação tinha outros interesses, deixei passa-la até ao ponto de exaustão. Como sempre foi (embora em que algumas partes nunca explicitamente) um projecto experimental, penso em, em tempo breve, tentar melhorar a interface daqui, talvez nas férias, caso as tenha. Outra vez, não garanto nada.

Então, chegamos ao assunto em questão: Como o Wolfram|Alpha salva vidas? A pergunta chega a ser tola face ao facto de que o Wolfram|Alpha não passa de uma aplicação web, criada pela Wolfram Research, com o intuito de “fazer todo o conhecimento sistemático imediatamente computável e acessível a todos”. Para estudantes, praticamente de qualquer idade e de qualquer área, o Wolfram|Alpha oferece soluções para qualquer problema: introduzam qualquer formula matemática ou quimica, perguntem-lhe as cotações da IBM, perguntem-lhe os maiores terramotos da história, cidades, por ai fora….. o Wolfram|Alpha responde de uma maneira profissional em segundos. De facto, a única pergunta que não me pode responder foi se ele se podia casar comigo 😛 (quem não queria ter por perto algo que suplanta facilmente uma calculadora?).

De facto, são tantos os usos do Wolfram|Alpha que ele facilmente pode entrar na sociedade, como a televisão ou a calculadora (ele substitui uma, de facto). Para demonstrar as suas capacidades vou por aqui uma formula que lhe perguntei, há algum tempo atrás:

… o que por acaso foi exactamente o que respondi na pergunta de primitivas do teste de Análise Matemática 🙂

Enquanto estudava para o cansativo teste de Análise Matemática (que devo dizer que será sempre o 2º teste mais difícil da minha vida) tinha vários exercícios na sebenta para os quais não haviam soluções. O WolframAlpha ajudou-me a verificar as minhas respostas, que estavam maioritariamente certas, á excepção de algumas que, devido ao modo de calculo do Wolfram|Alpha, divergem do que respondi (embora que, igualando as duas funções o resultado era verdadeiro). Ele até chegou a ajudar-me a perceber um facto relativo ás primitivas das funções racionais (facto que seria óbvio, se tivesse pensado mais 2 milissegundos nisso).

Como um recurso educacional, o Wolfram|Alpha está à frente de muito e sendo gratuito, torna-se uma razão para o usar. Só tenho mais uma coisa a dizer sobre este maravilhoso artefacto da web: experimentem-lo. Até vos ajudo: coloco aqui um link, para perguntarem o que quiserem.

http://www.wolframalpha.com

De certa forma é maravilhoso ter as respostas sem pensar, mas o melhor de tudo é, depois de termos pensado para as ter, verificar que são certas.

Anúncios

2 comentários

  1. Catarina said,

    E também salvou a minha!

    =D

  2. um amigo said,

    MOOOORRREE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: